ANAIS DA II JORNADA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA & XI SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGCAF
Raphael Almeida Silva Soares, Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Abstract
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira, Compus Niterói organizou a II Jornada Internacional de Ciências da Atividade Física & Seminário de Pesquisa PPGCAF, nos dias 28 e 29 de maio de 2024. Os eventos contaram com a participação de docentes e discentes da Universo dos cursos de Graduação em Educação Física, Especialização em Psicomotricidade e Educação Escolar e Mestrado em Ciências da Atividade Física. Além disso, professores renomados em suas áreas de atuação foram convidados para compor o painel de conferências internacionais. Com isso, manteve-se a tradição de abrangência nacional e internacional, contribuindo para as discussões e produção científica nas áreas: educação, educação física, gestão do esporte, sociologia, antropologia, medicina esportiva, psicologia, história, psicomotricidade, saúde pública, saúde coletiva e demais áreas que estão relacionadas de forma direta ou indireta com as Ciências da Atividade Física.
A justificativa para realização de um evento com tamanha magnitude está sustentada pela literatura atual que trata de temas emergentes e de alta relevância que estão contemplados nos resumos, assim como no painel de conferências internacionais. As áreas temáticas desenvolvidas em comum acordo com os temas atuais identificadas no presente evento foram: atividade física e controle da saúde; esporte, meio ambiente e sustentabilidade; exercício físico e tratamento de doenças crônicas; a relação entre nível habitual de atividade física e efeito protetivo contra doenças de diferentes ordens; aspectos metodológicos para prescrição do exercício; fisiopatologia e exercício físico; atividade física e envelhecimento saudável; cultura, lazer e políticas públicas; educação física, psicomotricidade e desenvolvimento humano; práticas esportivas e desenvolvimento humano; relações étnico-raciais e educação física; atividade física, inclusão e exclusão social; cultura corporal de movimento e direito à educação; e intersecionalidade, política e educação física.
O objetivo do seminário e jornada internacional aqui descritos está cunhado e congruente com os princípios que regem as instituições de ensino superior, dentre as quais a Universo possui tradição de excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, que aqui foram vivencias por meio do intercâmbio e do espaço comum e seguro para troca de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. Desta forma, assegurando e fortalecendo o movimento de professores e pesquisadores que atuam nas ciências da atividade física e movimento humano em escala intercontinental.
Esperamos que o conjunto de pesquisas dispostas nos Anais deste evento possam somar forças para o movimento de valorização da ciência, impactando assim de forma positiva não somente a comunidade científica, tão pouco que as discussões beneficiem apenas os cidadãos brasileiros, mas que assim como o nome do evento, que as temáticas relacionadas à atividade física possam alcançar uma repercussão internacional. Trazendo a luz e contribuindo para resolução de inúmeras mazelas sociais.
References
BAIO, C. G. de C. Estratégias Participativas Construídas entre estudantes e professora nas aulas de Educação Física. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos. Faculdade do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Carlos – SP, 2023.
BASTOS, S. R. T. Do fracasso escolar à distorção idade-série: caminhos percorridos pelas classes de aceleração do Projeto "Acelerar para Vencer". Dissertação (Mestrado em COPOLILLO, Martha Lenora et al. Unveiling inclusive education: teachers’ perspectives in Rio de Janeiro: Desvelando a educação inclusiva: perspectivas de docentes do Rio de Janeiro. Concilium, v. 23, n. 18, p. 1-18, 2023.Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Duque de Caxias – RJ, 2013.
COLLIER, L. S. Planejamento Participativo Em Educação Física Escolar E A Construção De Um Currículo Multicultural. e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2158 - 2175 out./dez. 2014.
CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em educação física escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, 2018.
DA SILVA, Anderson Alves et al. Percepções sobre envelhecimento de professores de educação física em academias do Rio de Janeiro. Peer Review, v. 5, n. 16, p. 144-159, 2023.
DA SILVA, Carlos Alberto Figueiredo et al. A contribuição da etnometodologia para os estudos sociológicos na educação física brasileira. Movimento, v. 21, n. 1, p. 233-247, 2015.
FURTADO, R. S., BORGES, C. N. F. Educação Física Escolar, Legitimidade e Escolarização. Humanidades e Inovação , v.7, n.10, 2020. P. 24-38.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GONÇALVES, Carlos Henrique Rego; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Transidentidades para uma Educação Física acolhedora. Movimento, v. 27, p. e27077, 2021.
MESQUITA, Idalina Borges et al. Are there opportunities for women as head coaches in Brazil's national teams? The case of handball. Motriz: Revista de Educação Física, v. 28, n. spe1, p. e10220010421, 2022.
HILDEBRANDT, R; LAGING, R. Concepções Abertas no Ensino da Educação Física. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1986.
MOMMAD, M. L. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: LEIS E DECRETOS NORTEADORES. Horizontes, Dourados, MS, v. 9, n. 14, 2020.
MOTTA, Charles Figueiredo; DA SILVA, Carlos Alberto Figueiredo; DOS SANTOS, Roberto Ferreira. Strategies for establishing partnerships between physical education and industry. Journal of Physical education and Sport, v. 18, n. 3, p. 1524-1532, 2018.
MONTEIRO, Luciana BV de Resende Hersen et al. Resilience, Sport and Social Projects. Intercontinental Journal on Physical Education ISSN 2675-0333, v. 5, n. 1, p. 0-0, 2023.
NEIRA, M G; NUNES, M L F. Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. FEUSP. São Paulo, 2022.
NUNES, L. de O.; FONSECA, D. G. da; BOSSLE, C. B.; BOSSLE, F. Planejamento de Ensino e Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 280-294, set. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p280. Acesso em 10 abr 2024. RAIMUNDO, A. C.; VOTRE, S. J. Planejamento curricular da Educação Física escolar no projeto de aceleração da aprendizagem. III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte. Niterói, RJ, 2010.
RAIMUNDO, A. C.; VOTRE, S. J.; TERRA, D. V. Planejamento curricular da educação física no projeto de correção do fluxo escolar. Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 34, n. 4, p. 845-858, out./dez. 2012.
REGO GONÇALVES, Carlos Henrique; FIGUEIREDO DA SILVA, Carlos Alberto. EDUCAÇÃO FÍSICA QUE NÃO ESCOLHE, ACOLHE. Movimento (0104754X), v. 29, 2023.
SANTOS, Leonardo Carmo; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Consequências da violência armada carioca para as aulas de educação física. Movimento, v. 26, p. e26036, 2020.
SANTOS, Leonardo Carmo; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. O se-movimentar de alunos na aula de Educação Física em uma favela conflagrada pelo tráfico. Movimento, v. 25, p. e25045, 2019.
STEIGLEDER, Manuella Lopardi; DOS SANTOS, Roberto Ferreira; DA SILVA, Carlos Alberto Figueiredo. Sport as a vehicle for socio-educational transformation: a study of the Fernanda Keller Project. Motriz: Revista de Educação Física, v. 26, n. 1, p. e10200086, 2020.
SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Educação Física e registro profissional. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, p. 615-626, 2012.
SILVA, P. A. da. Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física Escolar: significados existentes nesta proposta. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2020.
SILVA, C. A. F.; VOTRE, S. J. Etnometodologias. Rio de Janeiro: HP Comunicação, 2012.
SOARES, Raphael Almeida Silva; DA SILVA, Carlos Alberto Figueiredo; COELHO, Rafael Torres. Intersexualidade e educação física: análise do conhecimento e das experiências de docentes do ensino superior. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 30, p. e022014-e022014, 2022.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim.Porto Alegre: Penso, 2016.
Submitted date:
04/24/2024
Accepted date:
06/25/2024