Human and Social Development Review - ISSN 2675-8245
http://www.hsdr.periodikos.com.br/article/5f874d990e8825d0513901ab

Human and Social Development Review - ISSN 2675-8245

Original Article

Instituições de ensino e discentes em tempos de coronavírus – estudar: o sonho que vem se tornando pesadelo para muitos que estão sem compreensão

Luciana Sedrinho Cordeiro

Downloads: 3
Views: 266

Resumo

O objetivo deste estudo é originar uma reflexão através do mapeamento entre as decisões tomadas pelas instituições de ensino e o comportamento dos discentes em tempo de coronavírus. O desenvolvimento do trabalho evidencia como todos precisam se reinventar emocionalmente e financeiramente no isolamento social, pois as aulas presenciais foram remanejadas para EaD e remotas. Justifica-se este estudo diante da necessidade que muitos têm enfrentado para manter as mensalidades pagas mediante as datas previstas de vencimento e as adaptações feitas pelas instituições de ensino para passar seus conteúdos. Além de trazer a visão dos discentes, esse estudo busca manifestar algumas soluções entre instituições de ensino e discentes matriculados. A metodologia utilizada teve como base teórica a coletas de dados bibliográfico através de artigos e documentos e investigativa, pois foi enviado um questionário á 40 pessoas com idades e instituições de ensino diferenciadas. Após a pesquisa proposta, entendemos que, a participação da opinião de todos se faz necessário para as instituições de ensino obter a melhor solução para cada discente, visto que, cada um se encontra em posição diferenciada.

Palavras-chave

Instituição de ensino, discentes, coronavírus, ensino a distância, mensalidades

References

 ANTUNES, Charlles da França; CAMPOS, Marcos Antônio; FILHO, Astrogildo Luiz de França. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Couto Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 16-31, maio 2020.

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães Mendes. A realidade da educação brasileira a partir do COVID-19: Boletim de conjuntura (BOCA) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: Resistências, desafios e (Im) possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril, 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas contra a prevenção do coronavírus. Disponível em:  <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 26 de maio 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas on line enquanto durar a situação de pandemia do coronavírus. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 de maio de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 de maio 2020.

BRASIL. Decreto Lei nº 1.044, artigo 2° de 21 de outubro de 1969. Brasília, 1969.

FILPO, Klever Paulo Leal. Em tempos de COVID 19, negociação, conciliação e mediação podem ser usados sem restrições! In times of COVID-19, negotiation, conciliation, and mediation can be used without restrictions! (2020).

G1 RIO. Alerj aprova projeto que obriga ensino particular a reduzir mensalidade durante pandemia. Globo.com. Rio de Janeiro. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/26/alerj-aprova-projeto-que-obriga-ensino-particular-a-reduzir-mensalidade-durante-pandemia.ghtml Acesso em: 27 de maio de 2020.

ALERJ. ALERJ Aprova redução de mensalidades escolares durante a Pandemia. Rio de Janeiro. http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/48779. Acesso em: 27 de maio de 2020.

Governo do Estado do Rio de Janeiro. Decreto Nº 46.970 de 13 de março 2020.  Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjI%2C. Acesso em: 26 maio de 2020.

MORAN. J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.

HSDR http://www.hsdr.periodikos.com.br/ 12

MORAES, Raquel Almeida; PEREIRA, Eva Waisros. A política de educação á distância no Brasil e os desafios na formação de professores na educação superior. In: SEMINÁRIO DO HISTEDBR. EIXO2. HISTÓRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO. 2009. Disponível em https://histedbrnovo.fe.unicamp.br/pfhistedbr/seminario/seminario8/_files/mBv36y8F.doc. Acesso em 29 abril, 2020.

NEVES, Claúdia. A pandemia e o seu impacto nas mensalidades escolares. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/81427/a-pandemia-e-o-seu-impacto-nas mensalidades-escolares. Acesso em: 29 abril de 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002.

SOUZA, CJ; GUERRA, TRB; CARVALHO, DS; JESUS, RVL; COSTA, LHO; ISSOBE, MK; VIEIRA, HLS; SANTOS, DA & ZAMBA, CFS. (2020). As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. The (re) invention interfaces of undergraduate teaching in nursing in time of COVID-19. Research, Society and Development, 9(7): 1-19, e289974190. 2020.

TEIXEIRA, MR; DAHL, CM. Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Rio de Janeiro. 2020. Suplemento, v.4(3): 509-518.  

5f874d990e8825d0513901ab hsdr Articles
Links & Downloads

HSDR

Share this page
Page Sections