A importância da estimulação psicomotora para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Blenda Meireles Serra Pinheiro, Victor Cruvel Silva, Edson Farret da Costa Junior, Raphael Almeida Silva Soares
Resumo
Este trabalho tem como objetivo revisar a relevância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com TEA, tendo como base a busca pela melhor compreensão acerca da sua relação como estratégia de intervenção. A metodologia utilizada para este estudo foi de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com o intuito de discutir como a psicomotricidade pode ser utilizada no processo contínuo e influenciar na qualidade de vida dessas crianças. Como principal resultado, verificamos que a psicomotricidade ajuda a criança a conhecer ao seu corpo, a si mesma e a se relacionar com o meio em que vive e com o outro, favorecendo articulações para que se expresse, verbalmente ou corporalmente. Dessa maneira, sendo cada vez mais compreendida e incluída em diferentes situações do cotidiano. Concluiu-se que a prática da psicomotricidade contribui para o desenvolvimento integral da criança com transtorno do espectro autista, aprimorando as habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, proporcionando-a, progressivamente, uma autonomia necessária e que nesse processo são indispensáveis os estímulos e motivações de forma respeitosa e individualizada.
Palavras-chave
References
American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.
Backes, B., Zanon, R. B., & Bosa, C. A. (2013). A relação entre regressão da linguagem e desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com transtorno do espectro do autismo. In CoDAS (Vol. 25, pp. 268-273). Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Cordeiro, L. C., & da Silva, D. (2018). A contribuição da psicomotricidade relacional no desenvolvimento das crianças com transtorno do espectro autista. Faculdade Sant'Ana em Revista, 2(1).
Cruz, M. R., & Praxedes, J. (2018). A importância da educação física para o desenvolvimento motor de crianças e jovens com transtornos do espectro autista. e-Mosaicos, 7(14), 187-199.
Dias, S. (2015). Asperger e sua síndrome em 1944 e na atualidade. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 18, 307-313.
Fonseca, V. D. (2008). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 15-73.
Gusi, E. G. B. (2010). A psicomotricidade relacional na educação infantil: benefícios da prática. II Simpósio Nacional de Educação.
Jia, W., & Xie, J. (2021). Improvement of the health of people with autism spectrum disorder by exercise. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 27, 282-285.
Lourenço, M. S. D. S. (2016). Perturbação do Espectro do Autismo e Psicomotricidade numa criança da Educação Pré-Escolar: um estudo de caso. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu.
Oliveira, A., & Basegio, I. (2016). A psicomotricidade relacional como possibilidade de intervenção com uma criança que apresenta autismo: um estudo de caso. Relational psychomotricity as a possibility of intervention with a child with autism: a case study) http://www. anpedsul2016. ufpr. br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo22_ANI% C3% 8A-COUTINHO-DE-OLIVEIRA-IVAN-ANT% C3% 94NIO-BASEGIO. pdf [Accessed: September 21, 2018].
Santos, É. C. F., & Mélo, T. R. (2018). Caracterização psicomotora de criança autista pela escala de desenvolvimento motor. Divers@!, 11(1), 50-58.
Santos, R. C. F., Beneti, N. L., Mastroianni, E. D. C. Q., & Filho, I. A. T. V. (2009). Psicomotricidade: uma ferramenta norteadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dislexia. Revista Ciência em Extensão, 5(2), 79.
Santos, T. H. F., & Fernandes, F. D. M. (2012). Functional Communication Profile-Revised: uma proposta de caracterização objetiva de crianças e adolescentes do espectro do autismo. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 17, 454-458.
Silva, F. D. O., & Tavares, H. M. (2010). Psicomotricidade relacional na escola infantil tradicional. Uberlândia: Revista da Católica, 2(3), 348-363.
Soares, R. A. S., Silva, C. M., Queiroz, D. P., Santos, S. R., & Miranda, T. F. L. (2021). Dança, psicomotricidade e educação infantil: revisão de literatura e considerações para uma educação física escolar significativa. Research, Society and Development, 10(12), e530101220718-e530101220718.
Thomas, J. R., Nelson, J. K., & Silverman, S. J. (2012). Métodos de pesquisa em atividade física [recurso eletrônico]; tradução: Ricardo Demétrio de Souza Petersen.–. Dados eletrônicos.–Porto Alegre: Artmed.
Submitted date:
06/30/2022
Accepted date:
07/10/2022