Educação Para a Autogestão das Cooperativas e sua Contribuição para o Desenvolvimento Local
Daniel Bispo Ferreira da Silva, Geraldo Pinheiro, Giselle Galhardo, Jorge Ferreira da Silva, Karen Freitas Franquini, Régis Azevedo, Sheila Santos do Nascimento, Leonardo José Mataruna-Dos-Santos, André Luís Azevedo Guedes, Carlos Alberto Figueiredo da Silva
Resumo
Este trabalho faz uma análise dos princípios do cooperativismo e de sua importância para a autogestão. Verifica também junto à literatura uma possível contribuição em relação aos objetivos para o desenvolvimento sustentável, mais especificamente o de número 4, com potencial de desenvolvimento de habilidades e competências técnicas para os cooperados, principalmente na autogestão de empresas recuperadas e na capacitação técnica da comunidade local. A educação e formação profissional aparecem como fator muito relevante no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como as Metas 4.3 e 4.4, indicando a todos os países a importância desses processos. O Brasil conta com escolas profissionalizantes com cursos de nível técnico para profissões clássicas, e com o Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e outros, cujo objetivo é a formação específica de profissionais para o mercado de trabalho.
Palavras-chave
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Submitted date:
10/10/2021
Accepted date:
12/20/2021